O Bispo de Posadas, na Argentina, Dom Juan Rubén Martínez, considerou que tanto a avareza do ter e do poder é "uma das causas principais da concentração de riquezas e poder nas mãos de uns poucos, e a crescente marginalidade de muitos irmãos nossos que padecem distintos tipos de pobreza".

Depois de recordar que já na V Conferência de Aparecida os bispos da região refletiram sobre "o flagelo da avareza em nossa América Latina", recordou que esta está levando os países do subcontinente a "graves situações de desigualdade social".

"Em realidade todos devemos nos avaliar e realizar um exame de consciência sobre o pecado de avareza que nos expõe a Palavra de Deus. Tanto da avareza do ter, como a avareza do poder", indicou.

O Prelado disse logo que "este exame de consciência deve instalar-se na direção social e política, para medir quais são as motivações que estão em nosso coração. Se realmente nos move o servir ao bem comum; se estamos dispostos a dar-nos e a perder benefícios pessoais por este serviço. Possivelmente o questionamento sobre as motivações implique avaliar se tivermos vocação de servir".

"Isto é importante porque passa muito habitualmente em nossa diligência o excesso de uma busca de aproveitar o momento para tirar proveito pessoal com mais egoísmo que serviço".

A avareza, concluiu, "leva a que em alguns dirigentes se note que com os favores do poder tenham um excessivo enriquecimento pessoal sem nenhuma medida ética, prejudicando em última instância as pessoas que se transformam em vítimas de tal avareza".