A Dom Bosco Network (DBN), rede européia de ONGs que coopera com os projetos salesianos nos países em vias de desenvolvimento, aprovou uma série de projetos de reconstrução em benefício dos danificados da Ásia, por um montante de 10 milhões de euros.

O acordo foi assinado no dia 22 de janeiro em uma reunião convocada pela DBN, em que participaram o Conselheiro Geral para as Missões, Francis Alencherry, os encarregado das Buscas Missionárias Salesianas e os representantes de ONGs da Bélgica, Alemanha, Itália, Áustria e Espanha.

Até o momento tais ONGs, enviaram para os projetos de reconstrução no Sudeste asiático dois milhões e 500 mil euros.

Graças à contribuição com das instituições salesianas e os departamentos de desenvolvimento que existem no lugar do desastre, a DBN já está trabalhando em projetos a médio e longo prazo, implicando diretamente à população local. Por esta razão, o visitador salesiano no Sri Lanka, Anthony Humer Pinto, iniciou desde o início do ano produção de 35 mil tijolos para a reconstrução de 208 casas da zona.

"Está claro que dar a possibilidade das pessoas participarem diretamente na reconstrução, cria neles uma enorme esperança", anotou Pinto.

Desde o maremoto, os Salesianos de Dom Bosco atendem 92 centros se localizados nas zonas afetadas, onde trabalham diversos membros da Família Salesiana.