O Bispo de Copiapó, Dom Gaspar Quintana, presidiu uma Missa em que rezou para que se resgate em breve os 34 mineiros desaparecidos após um desmoronamento, em uma mina na localidade de San José ocorrido no último 5 de agosto. O Prelado também ofereceu apoio espiritual às famílias que se aferram à esperança de encontrar os seus seres queridos ainda com vida.

Em sua homilia o Prelado manifestou seu desejo de que os mineiros sejam resgatados logo e em boas condições. Também se referiu à fortaleza que devem ter os familiares, que esperam nos subúrbios da mina, notícias de seus seres queridos.

O Bispo também lamentou este novo acidente e fez um chamado às autoridades, empresários e trabalhadores a preocupar-se das condições de segurança com que realizam suas tarefas, para não ter que lamentar eventos como este.

Conforme informa o escritório de comunicações da diocese de Copiapó, Dom Quintana esteve na sexta-feira pela manhã na jazida, acompanhando os familiares dos mineiros desaparecidos e informando-se sobre os trabalhos de resgate. De noite, o Vigário Geral, Pe. Alejandro Castelo, celebrou uma liturgia da palavra no lugar. A ele se uniram o Pe. Juan Carlos Sánchez e o Pe. Daniel Pauvif, que estiveram em vigília com as pessoas nos subúrbios da mina.

Em declarações à Rádio Cooperativa, Dom Quintana se dirigiu aos donos da mina São José e os exortou a "tomar a sério" a responsabilidade social empresarial, depois do desmoronamento. "Eu lhes pediria o bom sentido comum. E se muitos deles são cristãos ou católicos, que tomem a sério o que significa a responsabilidade social do empresário".

O Prelado indicou que isso implica "um código, no qual o trabalho não é outra mercadoria pela qual eu pago ou a compro, mas onde o trabalho é parte da dignidade humana".

As equipes de resgates avançam a perfuração com um estimado de 100 metros por dia, para tentar salvar os mineiros que se encontram a 800 metros de profundidade e que só tinham mantimentos para dois dias.