O Papa Bento XVI realizou ontem uma visita de caráter privado a algumas localidades da zona dos Abruzos aonde rezou pelos afetados pelo forte terremoto de 6 de abril de 2009 que cobrou a vida de 100 pessoas, deixou 500 feridos e milhares de danificados.

Respondendo às perguntas de alguns jornalistas sobre esta visita, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi assinalou que "no dia da Festa litúrgica da Transfiguração, no qual o Evangelho apresenta Jesus em oração sobre o monte, o Santo Padre quis dirigir-se na manhã a um pequeno santuário sobre as montanhas localizadas entre Lazio e Abruzo, conhecido como a ‘Virgem dos Necessitados’, onde rezou com o pequeno grupo de seus acompanhantes".

"Logo –continuou– se dirigiu para almoçar em Carsoli, em uma comunidade de religiosas onde teve como anfitrião o Cardeal Fiorenzo Angelini".

Na tarde, assinala o Pe. Lombardi, acompanhado de seu secretário, chegou a Rocca di Mezzo, onde foi acolhido pelo Cardeal Angelo Sodano e visitou a igreja de São Leucio, na qual rezou pelas pessoas afetadas pelo terremoto, encontrando-se com o pároco, o prefeito e os administradores comunais.

Na noite, concluiu o sacerdote, o Santo Padre voltou para Castel Gandolfo.