O Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, defendeu o direito da Igreja a educar os jovens na responsabilidade política e social, e ajudá-los a cultivar os valores morais e a aproximar-se de Deus.

"Temos o dever e o direito de intervir na conformação da política educativa do país. Por isso, (deve-se) educar a essa juventude nessa responsabilidade e participação na vida social", afirmou o Cardeal durante o Primeiro Congresso Internacional de Educadores Católicos.

O Cardeal Cipriani também animou os participantes a formar os jovens na doutrina católica porque "um ensino que põe à margem a dimensão religiosa é um obstáculo à educação concreta. Os educandos têm direito a ser estimuladas a apreciar com reta consciência os valores morais e conhecer mais a Deus".

O Arcebispo advertiu que embora no material se está vendo muita melhoria, em "o humano e espiritual se vê um grande retrocesso. A juventude de hoje não é mais responsável que a de antes".

Falando sobre as rápidas mudanças sociais e econômicas do mundo atual o purpurado destacou que "com freqüência ficamos com aspectos econômicos, políticos, mudanças culturais que ocorrem em outras latitudes e outras realidades, ou impondo determinadas agendas internacionais, nas quais a formação integral da pessoa é apartada".