O novo superior geral da congregação Rogacionista é um brasileiro: Padre Ângelo Ademir Mezzari foi eleito nesta segunda-feira, em Roma, na conclusão do Capítulo Geral. Ele ficará no cargo por seis anos. A congregação, que inclui os sacerdotes e as Filhas do Divino Zelo, congregação religiosa feminina, foi fundada por Aníbal Di Francia, na Itália. Aníbal foi canonizado em maio de 2004 pelo Papa João Paulo II.

Segundo a informação distribuída pela Rádio Vaticano, o Padre Mezzari foi ordenado sacerdote em 1984, é licenciado em Filosofia e Teologia, com especialização em Teologia Dogmática. Também é licenciado em Jornalismo e foi um dos fundadores do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), com sede em São Paulo.

O catarinense de 53 anos é o primeiro superior Rogacionista não italiano. Nos últimos oito anos, este padre nascido de Forquilhinha (SC) foi o provincial na América Latina. O vice-provincial, Padre Ademar Tramontin, assumirá seu cargo. Somente na América Latina, a congregação possui três casas na Argentina, nove no Brasil e uma no Paraguai. Há também missões no continente africano.