O Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, Dom Rubén Salazar, explicou que os bispos do país e o Vaticano expressaram seu apoio e disposição para colaborar com o processo de paz para assim terminar com o conflito interno armado no país.

Conforme informa Caracol Rádio, o também Arcebispo de Barranquilla explicou que este tema é um dos "mais sensíveis e portanto é possível que se possa começar por ali a encontrar acordos que permitam uma aproximação entre o governo e a guerrilha, pois indubitavelmente isto será extremamente positivo".

O Prelado disse também que "se for necessário que a Santa Sé intervenha, eu acredito que não haverá nenhuma dificuldade, estive dialogando com o segundo ao mando da Secretária de Estado em Roma e há uma intenção de favorecer tudo o que conduza à paz".

Dom Salazar assegurou logo que está atento à autorização oficial do presidente eleito Juan Manuel Santos para que a Igreja Católica comece a participar de aproximações para o diálogo com as FARC.

Condecoração

A Presidência da República da Colômbia outorgou esta manhã a Ordem Nacional ao Mérito à Conferência Episcopal da Colômbia, recebida pelo Presidente deste organismo, Dom Rubén Salazar.

A cerimônia teve lugar no Palácio Nariño e nela estiveram presentes o Cardeal Pedro Rubiano Sáenz; Dom Juan Vicente Córdoba Villota, Secretário Geral da CEC; Dom Fabio Suescún Mutis, Bispo Militar; e Dom Enrique Sarmento Angulo, Bispo de Fontibón.