O Coordenador da visita do Papa Bento XVI ao Reino Unido, Monsenhor Andrew Summersgill, saiu ao encontro de diversas informações dos meios seculares que assinalam que estariam cobrando a entrada para a Missa que presidirá o Pontífice e explicou que as quantias estipuladas no "passaporte do peregrino" não são um pagamento, mas uma doação, e estão destinadas a cobrir o transporte e alguns dos custos do manejo do tráfico e da segurança do pontífice.

Monsenhor Summersgill comparou o processo de inscrição para esta visita com o que se realiza nas Jornadas Mundiais da Juventude, no qual esta inclui uma contribuição que usualmente é feita por cartão de crédito ou através dos grupos.

"A contribuição é a mesma em todos os âmbitos e, portanto é um ato, se querem colocar desta forma, de solidariedade, de modo que qualquer pessoa que assiste a qualquer uma das Missas, a de beatificação (do Cardeal Newman) ou a Missa de Glasgow está fazendo a mesma contribuição, não importa de onde venham", explicou o sacerdote.

O Coordenador divulgou ademais que os pacotes para os peregrinos serão distribuídos ao princípio de setembro e que neles encontrarão a informação necessária para seguir a visita e as celebrações respectivas.

Monsenhor Summersgill disse ademais que os pacotes para os peregrinos incluíam o princípio passe de viajante, mas muitos dos que assistiriam à Missa Papal no Hyde Park são da área de Londres e já têm seus próprios passes. Por isso o retiro destes fez que a quantia da doação sugerida de 10 libras (16 dólares), baixasse à metade disto, quer dizer 8 dólares. A mudança, indicou o prelado, também ajudará a reduzir o custo para as famílias, já que estas têm cartões especiais de viagem.