O Escritório de Comunicações da Arquidiocese de Arequipa deu a conhecer que os fiéis desta cidade se solidarizam através de diversas campanhas com os milhares de afetados pela onda de frio no sul do Peru onde as temperaturas nas noites chega até a -23 graus centígrados abaixo de zero.

Diante desta realidade, indica a nota, "o Arcebispado de Arequipa, através da Cáritas Diocesana de Arequipa, realizou uma campanha de coleta em meses passados, de mantimentos não perecíveis, casaco e materiais de amparo contra o frio. Doações que durante esta semana estão sendo entregues nos anexos de Cota Cota, Panqueruya e Challuta, na província de Caylloma, além de brindar serviços de saúde aos habitantes, com profissionais de saúde e voluntários".

O Secretário Geral da instituição, César Arriaga, explicou que continuarão brindando este tipo de ajuda para o que solicitam que as doações se façam chegar ao local da Cáritas Arequipa.
A nota também se refere às campanhas realizadas pelo Movimento Juvenil dos dominicanos que contribuiu com a população da localidade de Imata; enquanto que os fiéis das paróquias do Santo Antonio Abade, São Francisco e os integrantes da Universidade Nacional San Agustín ajudaram os habitantes da província de Caylloma.