O Pe. José Juan Sánchez Jácome, diretor do Escritório de Comunicação Social da Arquidiocese de Xalapa no México, lamentou a entrada em vigor da lei migratória do Arizona e pediu às autoridades mexicanas que criem as condições para que os cidadãos não se vejam obrigados a deixarem o país.

"Manifestamos nosso completo rechaço a este tipo de medidas e somamos a todos os esforços que fazem o Governo do México e diversas organizações para mostrar sua indignação contra esta lei que afetará de muitas maneiras a nossos irmãos imigrantes que estão lutando para oferecer às suas famílias melhores condições de vida", expressou em um artigo com motivo do sexto aniversário do semanário católico Alégrate.

Do mesmo modo, o sacerdote fez um chamado às autoridades mexicanas para que de maneira coordenada "possam ir criando as condições necessárias para que nenhum mexicano de Vera Cruz se veja na necessidade de procurar em outro país o que no próprio é negado para desenvolver todo seu potencial e sobre tudo para levar uma vida digna".

O Pe. Sánchez disse que "nestes tempos de confrontações políticas e de incerteza social", os mexicanos esperam que seus governantes atuem com honestidade, transparência e talento. "Com competência profissional e com amplitude de miras para saber se localizar-se diante desta realidade complexa que nos desafia", expressou.