O Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio, assegurou que as jornadas "Peregrinação e Encontro de jovens 2010" (PEJ 2010) que reunirão 12 mil jovens durante nos dias 5, 6, 7 e 8 de agosto em Compostela é um dos atos "mais importantes" e "significativos" que organiza a Igreja este ano coincidindo com o Ano Santo Compostelano.

Assim destacou o Prelado em uma roda de imprensa em que, além disso, agradeceu o "esforço" de toda a equipe que "faz possível" um ato de tal "magnitude".

Do mesmo modo, o coordenador do encontro, Javier Porro, explicou que 60 por cento dos jovens já estão em Compostela, mas que a organização teve que "escalar" a chegada dos participantes devido às "dificuldades logísticas" do Caminho.

Conforme comentou o organizador, embora todas as prefeituras "mostraram-se dispostas" a acolher os jovens, as "grandes dimensões" dos grupos –em alguns casos de até mil jovens– dificultaram sua acolhida nos espaços habilitados, como pavilhões ou centros poliesportivos.

Atividades

O PEJ 2010 oferecerá aos jovens de todas a dioceses espanholas um programa "cheio de atividades" no qual, e como assegurou Javier Porro, "trabalham" 300 voluntários desde o último 1 de agosto.

As atividades mais destacadas se desenvolverão na Praça de Obradoiro, como o ato de acolhida a ser realizado esta sexta-feira às 6:00 p.m.

O Arcebispado de Santiago de Compostela conta com mais de 130 convidados que participarão das atividades entre as quais haverá concertos, mesas redondas, missas e vigílias com os peregrinos.