O Presidente da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Cardeal Francis George, rechaçou a sentença de um juiz homossexual de São Francisco que opinou que a Proposição 8 no estado de Califórnia –que consagra o matrimônio como a união entre um homem e uma mulher– é inconstitucional porque vulnera o "direito" a casar-se dos casais do mesmo sexo.

O Cardeal assinalou que "o matrimônio entre um homem e uma mulher são a base de qualquer sociedade. O mau uso da lei para mudar a natureza do matrimônio atenta contra o bem comum".

Por isso, explicou, "é trágico que um juiz federal reverta a clara vontade do povo apoiando a instituição do matrimônio. Nenhuma corte civil tem a autoridade de chegar a áreas da experiência humana que a natureza definiu por si mesma".

Por outra parte, o Chefe do Comitê Ad Hoc para a Defesa do Matrimônio da USCCB, Arcebispo Joseph Kurtz, assinalou que "os cidadãos desta nação votaram uniformemente para manter o entendimento do matrimônio como a união entre um homem e uma mulher em toda jurisdição aonde se recorreu às urnas. Este entendimento não é irracional nem ilegal".

Dom Kurtz disse também que "o matrimônio é o mais fundamental e essencial para o bem-estar da sociedade, talvez mais que qualquer outra instituição. É simplesmente inimaginável que a corte agora considere que exista um conflito entre o matrimônio e a Constituição".