O Papa João Paulo II recebeu ao presidente da República da Armênia, Robert Kocharian, a quem expressou o desejo de que surja no país “uma paz verdadeira e estável”.

Durante o encontro, o Papa manifestou sua esperança de uma paz sólida “na região de Nagorno-Karabaj” e explicou que para isso “é necessário um rechaço decidido da violência, um diálogo paciente entre as partes, assim como uma mediação internacional ativa”.

João Paulo II também recordou as boas relações existentes entre a Santa Sé e o governo armênio, agarrei como o desejo mútuo de que a colaboração entre ambos estados cresça, aperfeiçoando o status da Igreja Católica “onde a situação assim exigir”.

“Sei que a comunidade católica é bem acolhida e respeitada e suas diversas atividades contribuem ao bem-estar de toda a nação”, expressou.

O Papa afirmou que com a igreja Apostólica Armênia “existem relações de estima e de amizade”. Indicou que “este entendimento, que é mais ativa graças à iniciativa do Catholicos Karekin II, terá sem dúvida repercussões positivas para a convivência pacífica de todo o povo armênio, chamado a enfrentar muitos desafios sociais e econômicos”.

Finalmente assinalou que a Santa Sé, “que ao longo dos séculos nunca deixou que denunciar a violência e defender os direitos dos mais débeis, seguirá sustentando todos os esforços para construir uma paz sólida e estável”.

O Papa João Paulo II e o presidente Kocharian tiveram anteriormente dois encontros. O primeiro se realizou em 1999 no Vaticano e o segundo em Yerevan em 2001, durante a viagem apostólica a este país.