Caritas Internacional iniciou os trabalhos de ajuda para socorrer os atingidos pelas inundações no Paquistão, que deixaram mais de três milhões de danificados.

A agência Fides indicou que, segundo a Cáritas da Alemanha, calcula-se que os habitantes afetados necessitarão de ajuda em longo prazo, já que grande parte do terreno cultivado foi submerso pela água e não poderá produzir durante um certo tempo.

Nesse sentido, explicou que de acordo a um balanço ainda provisório, existe um saldo de 1.100 vítimas das inundações, em particular na região de Punjab.

Depois de assinalar que se trata da mais grave inundação no Paquistão desde 1929, informou-se que a Cáritas no Paquistão está distribuindo ajudas a mais de 1.300 famílias. Além disso, a Cáritas International, a seção para a ajuda internacional da Caritas na Alemanha, pôs à disposição 50 mil euros para programas de ajuda de emergência na região de Punjab.

Informou-se que os habitantes se viram obrigados a fugir às montanhas e se teme uma possível difusão de enfermidades infecciosas. Para evitar uma epidemia, Cáritas pôs à disposição postos de saúde que subministram vacinas à população, em colaboração com as autoridades locais.