Neste mês de agosto, a Igreja no Japão propôs aos fiéis desse país comemorar o aniversário do bombardeio de Hiroshima e Nagasaki, além disso desde o fim da Segunda guerra mundial, com os "Dez dias pela paz".

Em uma mensagem assinada pelo Arcebispo de Osaka e Presidente da Conferência Episcopal Japonesa, Dom Leo Jun Ikenaga, explica-se que as celebrações começarão no dia 6 de agosto, em lembrança da bomba de Hiroshima, prosseguirão no dia 9 de agosto, recordando a bomba de Nagasaki e concluirão no dia 15 de agosto ao comemorar o fim da Segunda guerra mundial.

Na mensagem o Prelado sublinha a frase que João Paulo II pronunciou em sua visita a Hiroshima: "para recordar o passado é necessário esforçar-se pelo futuro". O eco destas palavras, diz o Arcebispo, "está presente em nossa mente também agora porque está sempre presente o pedido pela total abolição das armas atômicas".

Depois de recordar os diversos esforços neste sentido, Dom Ikenaga se referiu à recente peregrinação da "Virgem bombardeada" de Nagasaki, o busto da Mãe de Deus que não foi destruído pela bomba atômica e que foi abençoado pelo Papa Bento XVI em abril deste ano.

"A efígie do rosto de Maria, sobre a qual ainda é possível ver os sinais do incêndio que sucedeu à explosão, expressa os lamentos de inumeráveis vítimas dos ataques atômicos e de todos os afetados pelos conflitos", disse.

Logo depois de comentar a mensagem pela paz aos 60 anos do fim da Guerra, o Arcebispo de Osaka convida aos católicos a rezarem pela paz com renovada determinação.