O Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros de Colombo, Carl. E. Anderson, abriu a primeira sessão da 128° convenção anual desta organização laical da terça-feira 3 de agosto  consagrando novamente sua missão e responsabilidades à Virgem de Guadalupe.

Antes de divulgar seu relatório anual aos mais de 2000 delegados presentes, Anderson – que celebra seu décimo aniversário à frente dos Cavaleiros de Colombo – recordou que ao começar seu mandato visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe na Cidade do México, para consagrar suas responsabilidades à Padroeira das Américas.

"Consagrei todas minhas responsabilidades a Ela e renovo minha consagração a seus auxílios", disse.

Em seu extensor relatório, o Cavaleiro Supremo assinalou que "ser cristão é verdadeiramente uma ‘maneira’ distinta de viver e amar. Desde suas primeiras etapas, o Cristianismo foi simplesmente conhecido como ‘a Maneira’. Era tão único que no primeiro século não era preciso explicação alguma".

"Só era necessário observar a maneira em que os primeiros cristãos viviam sua vida –a maneira em que cuidavam dos outros– para sentir que haviam algo muito diferente neles", acrescentou.

"Dois mil anos depois já não se pode dizer sempre que os cristãos de hoje representam os que os primeiros cristãos fizeram naqueles dias do Império Romano. De alguma forma, nossa sociedade secular parece ser um ambiente mais complicado que a sociedade pagã em que Pedro e Paulo difundiram inicialmente o Evangelho". 

E entretanto, prosseguiu, "o contínuo chamado à ser membros dos Cavaleiros de Colombo, com sua devoção à caridade inspirada pela fé, é inegável: durante o último fraterno ano, mais de 74 mil católicos se uniram às nossas filas. Também eles disseram ‘sim’ à pergunta ‘acaso sou o guardião de meu irmão’?"

Anderson assinalou logo que "para os homens que são os Cavaleiros de Colombo oferecemos uma oportunidade para aprofundar a prática de nossa fé, na que a caridade se converte em parte de nossa natureza para que possamos dizer verdadeiramente ‘sou o guardião de meu irmão’".

Em seu relatório anual, o Cavaleiro Supremo revisou uma longa lista de alcances como o crescente número de membros, o College dos Cavaleiros e a educação, os investimentos e seguros, o apoio às vocações e capelanias, os assuntos militares e de veteranos, a inauguração do Museu dos Cavaleiros de Colombo, a Cidadania Fiel, as contribuições de caridade assim como o mais destacado nos campos fraterno e financeiro.

Quanto à Cidadania Fiel, o Cavaleiro Supremo sublinhou que "a grande maioria das atividades dos Cavaleiros de Colombo se refere a assuntos de fé, caridade e vida familiar. Não somos uma organização política e o partidismo político está expressamente proibido pelas constituições e normas da Ordem".

"Nossos membros incluem pessoas de diversas tendências políticas e nossa meta é a unidade na fé e na fraternidade, sem importar estas diferenças", acrescentou e disse logo que entretanto, "tomamos posições em um limitado número de assuntos essenciais que acreditam são fundamentais para os fiéis e cidadãos católicos que envolvem interesses que transcendem a política partidária".

As guias consideradas pelos Cavaleiros, explicou Carl Anderson, "são dois grandes documentos do Concílio Vaticano II: a Gaudium et Spes, que se refere ao papel da Igreja no mundo moderno e a Dignitatis Humanae, que ensina sobre a liberdade religiosa e a dignidade fundamental da pessoa humana".