Ao presidir a Audiência Geral de hoje na Praça de São Pedro em meio de um grande ambiente de festa e ante uma multidão de fiéis entre os que se encontravam mais de 60 mil coroinhas provenientes de diversos países da Europa, o Papa Bento XVI explicou através do testemunho do jovem mártir São Tarcisio, que a "Eucaristia é o maior dom que Jesus nos deixou".

Em sua habitual catequese, que pronunciou em alemão devido à majoritária presença de crianças e jovens que falam esta língua, o Santo Padre recordou a época em que ele foi também um coroinha e agradeceu a todos os que fizeram possível este encontro com ele.

Seguidamente expressou sua grande alegria pelo ambiente festivo que se deu na Praça de São Pedro e explicou como a vida do patrono dos coroinhas, São Tarcisio, de quem abençoou uma imponente estatua de cinco metros de altura que será colocada nas catacumbas de São Calixto, é um exemplo e um chamado para aqueles que ajudam na Missa e "para quem deseja seguir a Jesus mais de perto através da vida sacerdotal, religiosa e missionária".

"Que todos possam olhar para este jovem valente e forte e renovar assim o esforço pela amizade com o Senhor mesmo para aprender a viver sempre com Ele seguindo o caminho que nos indica com sua Palavra e o testemunho de tantos Santos e mártires, dos quais, por meio do Batismo, nos convertemos em irmãos e irmãs", alentou.

Seguidamente Bento XVI relatou como São Tarcisio entregou sua vida por defender a Eucaristia que levava, à sua curta idade, obstinada a seu peito para os que a esperavam, antes que permitir que fosse profanada por um grupo de jovens pagãos que o golpearam até morrer. "Morrerei antes que entregá-la", prometeu Tarcisio ao sacerdote que finalmente aceitou que o pequeno cristão levasse o Corpo de Cristo.

"Queridos amigos e coroinhas, o testemunho de São Tarcisio e esta bela tradição nos ensinam o profundo amor e a grande veneração que devemos ter para a Eucaristia: é um bem precioso, um tesouro cujo valor não se pode medir, é o Pão da vida, é Jesus mesmo que se faz alimento, apoio e força para nosso caminho de cada dia e caminho aberto para a vida eterna, é o maior dom que Jesus nos deixou", explicou o Papa.

Falando logo com todos os coroinhas do mundo, Bento XVI exortou a "servir com generosidade a Jesus presente na Eucaristia. Esta é uma tarefa importante, que os permite estar particularmente próximos ao Senhor e crescer em uma amizade verdadeira e profunda com Ele. Custodiem zelosamente esta amizade em seu coração como São Tarcisio, prontos a esforçar-se, a lutar e a dar a vida para que Jesus chegue a todos os homens".

"Cada vez que ajudam no altar, têm a fortuna de assistir o grande gesto de amor de Deus, que segue doando-se a cada um de nós, estando próximo, nos ajudando, dando-nos força para viver bem. Com a consagração –vocês sabem– esse pequeno pedaço de pão se converte no Corpo de Cristo, e esse vinho se converte em Sangue de Cristo".

Depois de indicar que com sua ajuda o sacerdote pode fazer presente a Cristo no meio do mundo, o Papa Bento recordou que por esta importante tarefa, Deus "não deixará de recompensá-los, dando-lhes a alegria verdadeira e fazendo-lhes sentir onde está a felicidade mais plena. São Tarcisio nos mostrou que o amor pode levar inclusive até o dom da vida por um bem autêntico, pelo verdadeiro bem, pelo Senhor".

Logo depois de comentar que "provavelmente a nós não nos seja pedido o martírio", o Senhor nos anima a viver "a fidelidade nas pequenas coisas, no recolhimento interior, a participação interior, nossa fé e o esforço por fazer presente este tesouro na vida de cada dia".

Finalmente o Papa fez votos para que nesta tarefa estejam acompanhados pelo Santo Cura D’Ars, São João Maria Vianney, a quem a Igreja recorda hoje, e São Tarcisio, para que eles "nos ajudem a amar a Jesus e cumprir sua vontade como fez a Virgem Maria, fiel ao seu Filho até o fim".