O sacerdote redentorista Joseph William Tobin foi nomeado pelo Papa Bento XVI como novo secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica nesta última segunda-feira.

Ele sucede ao Arcebispo Gianfranco Agostino Gardin da Ordem dos Frades Menores Franciscanos no cargo. A Congregação vaticana para os religiosos é liderada pelo prefeito Cardeal Franc Rodé, membro da Congregação da Missão fundada por São Vicente de Paula.

De acordo com uma breve biografia divulgada pela Santa Sé, o Pe. Tobin nasceu em Detroit, foi ordenado sacerdote em 1978, após ter recebido um diploma de bacharel em Filosofia pelo Holy Redeemer College em Wisconsin e Mestre em Educação Religiosa pelo New York's Mount St. Alphonsus Major Seminary. Após sua ordenação, ele cursou um Mestrado na área de teologia em 1979 na mesma instituição.

Na seguinte década, serviu em uma paróquia em Detroit, enquanto também trabalhava como vigário episcopal da Arquidiocese entre 1980 e 1986.

Em 1991, ele foi eleito Conselheiro Geral da Congregação do Santíssimo Redentor, conhecidos como os Padres Redentoristas e, em seguida, em 1997, tornou-se superior geral da Ordem. Ele ocupou o cargo até novembro de 2009.

Como superior geral, ele era membro da União dos Superiores Gerais, na qual ele atuou como vice-presidente. Seu cargo como superior de sua ordem também resultou que o Pe. Tobin fosse nomeado como membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, para a qual ele foi nomeado secretário na segunda-feira.

Este dicastério vaticano supervisiona o governo, a disciplina, estudos, bens, direitos e privilégios dos homens e das mulheres nos institutos de vida consagrada, sociedades de vida apostólica, ordens religiosas, e as suas associações afins e novas formas de vida consagrada na Igreja.