O vice-presidente do Instituto Setara para a Democracia e a Paz, Bonar Tigor Naipospos, criticou o Governo da Indonésia por ficar calado ante o aumento de ataques a templos cristãos no decorrer deste ano e que são uma clara violação dos direitos humanos.

A agência EFE informou que nos primeiros seis meses de 2010 se registraram 28 atos violentos contra templos cristãos por parte de radicais islâmicos. Em 2009 se totalizaram 18 ataques e em 2007 foram 17.

"Estes incidentes são uma violação da lei e dos Direitos humanos. O Presidente (Susilo Bambang Yudhoyono) e o Governo ficaram calados sobre este assunto e não deram um amparo suficiente aos cidadãos", denunciou Bonar Tigor Naipospos.

O Instituto Setara se apóia em denúncias e artigos da imprensa que recolhem os atentados contra a liberdade religiosa, que vão desde fechamentos forçosos e revogações de licenças de construção e abertura, até ataques com tochas e assaltos violentos. Estes fatos ocorrem principalmente em Jacarta, as cidades satélites de seus arredores e no resto da ilha do Java.

A ONG insistiu ao Governo a fazer efetiva a liberdade religiosa neste país de grande maioria muçulmana.