O coordenador do Movimento Cristão Liberação (MCL), exigiu ao Governo cubano liberar todos os prisioneiros políticos e chamou os membros da Organização Democrata Cristã da América (ODCA), a evitar que este movimento se afaste de suas raízes e perca sua radicalidade.

Em sua mensagem aos 19° Congresso da ODCA, Payá assinalou que "a democracia cristã neste continente esteve ao bordo da extinção por afastar-se de sua raiz e por falta de radicalidade na promoção e defesa dos pobres. Nosso ideário exige audácia e determinação para optar pelos povos e pela justiça, entretanto nos deixamos chamar conservadores".

"Conservadores do quê? Se for dos privilégios dos que mais têm e dos esquemas onde o mercado vai por cima das pessoas, isso será muito conservador mas não é democrata-cristão. Se é conservar a vida, a dignidade das pessoas e a liberdade e os direitos, o meio ambiente, em um crescimento verdadeiro para a civilização do amor, então é democrata-cristão e não necessitamos outros distintivos", expressou.

Nesse sentido, criticou o comunismo e afirmou que esta ideologia pode ser qualificada de ultraconservadora porque "conserva o poder totalitário e os privilégios de um grupo de poder mediante a opressão e a cultura do medo negando a liberdade e os direitos das pessoas".

Payá assinalou que a Democracia Cristã está chamada a ser um movimento pela paz que trabalhe pela liberdade e os direitos de todas as pessoas de maneira pacífica. Recordou que em Cuba o povo vive excluído das decisões sobre seu futuro porque seus direitos foram negados.

Nesse sentido, afirmou que quando o MCL pede transparência para Cuba, o faz "reclamando a voz, os direitos e o respeito à soberania do povo cubano". "Mudanças são direitos. Só liberando sem condições a todos os prisioneiros políticos e não desterrando-os como aconteceu até agora, só garantindo os direitos dos cidadãos, as mudanças serão pacíficas e conduzirão à justiça e à reconciliação", acrescentou.

"Mediante o Foro Todos Cubanos estamos demandando os direitos que proclamamos no Projeto Varela, o Projeto Heredia e todos os direitos, pois são imprescindíveis para que os cubanos possam participar e decidir neste processo de mudanças que anunciamos desde nosso povo que tem especial vocação e capacidade para trabalhar pela Paz na Terra e a Paz com a Terra", afirmou.