O Arcebispo de Washington, Dom Donald W. Wuerl, alentou os Cavaleiros de Colombo, a maior organização laical católica do mundo, a promoverem a nova evangelização "em meio deste mundo secularizado", em sua homilia da Missa de abertura da 128° convenção anual desta organização. A Eucaristia se realizou na Basílica da Imaculada Concepção na capital norte-americana.

Na Missa também estiveram presentes sete cardeais, entre os quais estavam o Presidente da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos, Francis George, Jaime Ortega, Arcebispo de Havana (Cuba), e Gaudencio Rosales, Arcebispo de Manila (Filipinas). Concelebraram a Eucaristia 78 bispos e mais de 200 sacerdotes.

Em sua homilia, Dom Wuerl recordou que o Papa João Paulo II "chamou a Igreja à nova evangelização ao começo de seu pontificado há mais de 30 anos com as palavras ‘não tenham medo’. O Papa Bento XVI usou as mesmas palavras quando assumiu suas responsabilidades como Pontífice cinco anos atrás: não tenham medo".

"Estas palavras, tiradas do Evangelho de hoje –continuou o Prelado– se converteram em algo fundamental para a nova evangelização. Nosso Santo Padre nos desafia a experimentar Jesus pessoalmente e logo converter-nos em arautos para outros desse encontro pessoal com Cristo".

Seguidamente o Arcebispo afirmou que na Virgem de Guadalupe, "Padroeira e Rainha da América, vemos o modelo de nossa missão para a nova evangelização" já que "nossa tarefa começa com o entendimento de que todos nós estamos chamados a sermos instrumentos da manifestação do Filho de Maria, Jesus".

Depois de indicar o lema da convenção anual "Sou o guardião de meu irmão" e comentar que isto se refere "ao amor de Deus manifestado em Cristo que deve manifestar-se no cuidado de outros seres humanos", Dom Wuerl disse que o carisma dos Cavaleiros de Colombo impulsionado por seu fundador Pe. Michael J. McGivney "está conectado em sua mesma origem ao testemunho da caridade".

O Arcebispo de Washington exortou logo: "Somos guardiães do irmão! em contradição aberta a outros tipos de vida, opções e opiniões, estamos chamados a ser os campeões da nova evangelização, a ser um sinal vivente de Cristo Ressuscitado neste mundo altamente secularizado no qual ainda estamos chamados a ‘caminhar entre as águas’ sabendo que Jesus está ali dizendo: ‘não tenha medo, não duvide’".

Ao finalizar sua homilia o Prelado rezou a Nossa Senhora de Guadalupe para que "nos permita ser ministros da nova evangelização, guardiães de nosso irmão". A Convenção dos Cavaleiros de Colombo se realiza em Washington até o dia 5 de agosto.