Em uma festiva celebração a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude e o ícone de Maria “Salus Populi Romani” vão estar no Santuário de Fátima, entre os dias 14 e 15 de Agosto. A acolhida no Santuário de Fátima acontece no contexto da Peregrinação da Cruz das JMJ por todas as dioceses portuguesas, uma organização do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) e dos serviços diocesanos da Pastoral Juvenil.

“A vinda da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude ao nosso país não tem outra razão de ser senão proporcionar um encontro profundo, em oração, com Jesus Cristo e Maria; oferecer aos jovens das nossas comunidades o contacto e a experiência com tantos momentos de conversão à volta da mesma Cruz; acolher os jovens do mundo inteiro em nossa casa e criar uma «rampa de lançamento» da JMJ Madrid 2011 em Portugal”, explica o Padre Pablo Lima, diretor do DNPJ, no material preparado como apoio à peregrinação.

No dia 08 de Agosto, jovens representantes de todas as dioceses de Portugal vão participar na Eucaristia de encerramento da Peregrinação Européia de Jovens, em Santiago de Compostela, momento em que receberão a Cruz das mãos dos jovens espanhóis. Desde esse dia até ao dia 20 do mesmo mês, em que seguirá para Lourdes/França, a Cruz percorrerá todas as dioceses portuguesas, no continente e nas ilhas.

No que respeita ao programa para Fátima, aberto à participação de todos os jovens, os das dioceses de Leiria-Fátima e Santarém acolhem, em conjunto, no Santuário, a Santa Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) e o Ícone de Nossa Senhora que sempre a acompanha, a 14 de Agosto. No dia seguinte entregá-los-ão aos jovens da diocese de Coimbra.

As Jornadas Mundiais da Juventude são presididas pelo Santo Padre e celebram-se de 3 em 3 anos. A próxima realizar-se-á em Madrid, Espanha, entre 16 e 21 de Agosto de 2011. O tema para este encontro mundial de jovens é: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, palavras de S. Paulo.

Percurso da Peregrinação da Cruz das JMJ em Portugal

8 a 20 de Agosto de 2010

08 de Agosto     Viana / Braga
09 de Agosto     Vila Real / Bragança
10 de Agosto     Lamego / Porto
11 de Agosto     Aveiro
12 de Agosto     Viseu / Guarda
13 de Agosto     Algarve
14 de Agosto     Leiria-Fátima
15 de Agosto     Leiria-Fátima / Santarém
16 de Agosto     Coimbra / Portalegre
17 de Agosto     Lisboa / Setúbal
18 de Agosto     Ilhas
19 de Agosto     Ilhas
20 de Agosto     Beja / Évora / Partida para Lourdes (via Madrid)

Programa da passagem da Cruz da JMJ na Diocese de Leiria-Fátima

14 e 15 de Agosto de 2010

14 de Agosto

Acolhimento no Santuário de Fátima junto à Cruz Alta - 21h00
Procissão até a Capelinha - 21:15
Rosário - 21:30
Procissão para o Altar do Recinto e canto do “Akathistos” - 22:30  
Vigília de Adoração na Basílica - 23:30

15 de Agosto

Rosário na Capelinha das Aparições - 10:00
Procissão para o Altar do Recinto
Eucaristia com entrega aos jovens de Coimbra - 11:00

Mais informações: Departamento Nacional de Pastoral Juvenil: www.ecclesia.pt/pjuvenil