O arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta, Chanceler Delegado do Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro, foi condecorado na última quinta-feira com a Comenda São Roberto Belarmino, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma.
A Comenda foi outorgada pelo decano da instituição, padre Michel Hilbert, da Companhia de Jesus, no dia 29 de julho, no Palácio São Joaquim, no Rio.

Segundo a informação divulgada pela CNBB, a solenidade contou com a presença de diversas personalidades civis e religiosas, sendo que a maioria estava participando da quarta edição do Colóquio Latino-Americano de Direito Canônico, realizado de 26 a 30 de julho, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio de Janeiro.

O presidente do Pontifício Conselho para a Interpretação dos Textos Legislativos, do Vaticano, arcebispo dom Francesco Coccopalmerio, foi o principal orador do Colóquio Canônico, que reuniu mais de 70 especialistas no assusto, de diversas dioceses do Brasil. O diretor do Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro, padre José Gomes de Moraes, também esteve presente durante a cerimônia.