O Bispo de San Sebastián, na Espanha, Dom Ignacio Munilla, afirmou que o testemunho deixado por São Ignácio do Loyola segue vigente e chamou os fiéis a buscarem a santidade, porque ao final da vida, tudo o que não seja resposta fiel à chamada de Deus, "terá sido inútil e vazio, e não deixará nenhum rastro benéfico para a posteridade".

"O modelo de São Ignácio é verdadeiramente necessário para a vida da Igreja Católica de nossos dias. Mais ainda, atrever-me-ia a dizer que é indispensável, para que não sucumbamos à tentação do relativismo reinante e de nossa própria subjetividade. O carisma inaciano nos preserva da tentação de criar um deus à nossa medida, assim como uma religião a pedido", afirmou durante a Missa pela festa do fundador da Companhia do Jesus, celebrada no dia 31 de agosto.

O Prelado disse que a Igreja segue propondo sua vida como modelo; pois "o Senhor o escolheu como um instrumento dele, para ajudar-nos a descobrir e a discernir a vontade de Deus em nossa vida; para que ‘acertemos’ a encontrar esse caminho concreto que Deus tem pensado para cada um de nós, e que será o que nos leve à santidade".

Depois de recordar a conversão de São Ignácio, Dom Munilla disse que sua vida e espiritualidade introduzem aos fiéis "em uma verdadeira escola de discernimento: não é o mesmo desejar que querer, não é o mesmo sonhar que discernir, não é o mesmo iludir-se que perseverar, não é o mesmo falar que fazer, não é o mesmo querer que pôr os meios; em definitiva, não podemos dar por boas nossas sensibilidades e ideologias, sem questionar-nos antes se estas se adéquam ao querer de Deus".

O Bispo de San Sebastián afirmou que com seu testemunho, São Ignácio ensinou que "a santidade é o verdadeiramente importante, a busca de Deus, o desejo de cumprir sua vontade… Hoje em dia, sob o influxo de uma mentalidade ‘praticista’, tendemos a pensar que a santidade não é rentável e que não tem futuro. Entretanto, a realidade é bem distinta".