O Bispo de Concepción, Dom Ricardo Ezzati, agradeceu aos fiéis por colaborarem na reparação da Catedral, que permaneceu fechada durante cinco meses por causa dos danos ocasionados pelo terremoto de 27 de fevereiro.

Segundo a agência vaticana Fides, durante a Missa com a que se abriu novamente a igreja, o Prelado acrescentou que nos próximos dias se constituirá um comitê para obter os recursos que faltam.

Dom Ezzati disse que até o momento se obteve apoio especialmente de benfeitores da capital, Santiago, com o qual foi possível remover os escombros e reabrir a nave central do templo e reiniciar as celebrações litúrgicas e eucarísticas.

Segundo Fides, o Prelado expressou seu desejo de que os trabalhos de restauração culminem no Natal, mas ficam dúvidas sobre esta data porque "há ainda diversos trabalhos a serem feitos na estrutura, já que será necessário modificar também o teto que foi gravemente afetado".

"A nave central está sendo vigiada pelos engenheiros e arquitetos, de modo que possamos estar tranqüilos e seguros. A catedral é bela e está chamada a ser ainda mais bela porque é um sinal de comunhão de Deus com os homens e dos homens entre si. Espero realmente que do coração dos fiéis da Igreja em Concepción, possa surgir o compromisso em recuperar a beleza arquitetônica de nossa catedral e a beleza também do que ela representa", expressou.