A Secretaria Geral da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) publicou uma mensagem de solidariedade com os imigrantes afetados pela lei migratória SB1070 do estado do Arizona.

O texto expressa a "profunda dor" dos pastores e manifesta a solidariedade de "todos os bispos, sacerdotes e religiosos do México, em comunhão com nosso povo e com as Autoridades Federais e outros Poderes da União" pelo "profundo sofrimento que experimentam nossos compatriotas e em geral nossos irmãos latino-americanos residentes nos Estados Unidos da América".

"Pedimos com insistência ao Senhor da Vida e de toda a terra, mova os corações de todas as pessoas que por desconhecer o Pai de todos não puderam descobrir a fraternidade, a tolerância e a misericórdia", acrescenta.

O texto condena "energicamente a postura egoísta e irresponsável de uns poucos grupos de poder que querem separar, prejudicar e aprofundar na mais espantosa miséria incontáveis famílias que com enormes sacrifícios arriscaram tudo em busca de uma vida melhor e de um futuro de bem-estar e justiça para seus filhos".

"Unimo-nos ao clamor de tantas pessoas de boa vontade que elevaram sua voz, fazendo um chamado às autoridades, às famílias mexicanas e a todas as paróquias no México, que através da pastoral social, recebam com especial cordialidade e caridade nossos irmãos que se vejam forçados a retornar", acrescenta o documento.