Após a oração do Ângelus dominical em Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI expressou sua viva complacência pela entrada em vigor, precisamente no dia de hoje, da Convenção que proíbe as bombas de fragmentação que "provocam danos inaceitáveis aos civis".

O Santo Padre disse que "meu primeiro pensamento vai às numerosas vítimas que sofreram e seguem sofrendo graves danos físicos e morais, até a perda da vida, por causa destes insidiosos artefatos, cuja presencia sobre o terreno freqüentemente obstaculiza por longo tempo o reatamento das atividades cotidianas de comunidades inteiras".

"Com a entrada em vigor da nova Convenção, cuja adesão exorto todos os Estados, a comunidade internacional demonstrou sabedoria, visão e capacidade de exercer uma importante conquista no campo do desarmamento e do direito humanitário internacional. Espero que se continue sempre com mais vigor seguindo este caminho em favor da defesa da dignidade e da vida humana, da promoção do desenvolvimento humano integral, do restabelecimento de uma ordem internacional pacífica e da realização do bem comum de todas as pessoas e de todos os povos" - conclui o Santo Padre.