O Santuário Nacional da Mãe Aparecida já conta com um novo batistério. O espaço de 140 metros quadrados, é uma extensão da arquitetura do Santuário, idêntico à Capela da Ressurreição, onde estão depositados os restos mortais dos bispos que foram os pastores da Arquidiocese de Aparecida. O novo batistério contará com uma bela fonte Batismal, além do Altar dos Santos Óleos, ornamentado com painéis do artista sacro Cláudio Pastro.

O novo espaço acolherá, a partir de sua inauguração, todas as celebrações de batizados no Santuário, que antes aconteciam em uma capela no subsolo do Santuário Nacional.
Cada uma das obras têm seu próprio significado:

Fonte Batismal

Ocupa o centro físico do espaço e simboliza o túmulo do Ressuscitado. É o centro do Mistério Batismal Cristão: "pelo Batismo (mergulho) fomos sepultados com Cristo a fim de que levemos uma vida nova".
Toda feita em mármore travertino bem polida, tem forma quadrada.
Em seu interior, em mosaico colorido, a cruz centro do cosmo, é o sinal que marca da salvação do Cristo em seu Ministério Redentor. Três pequenos degraus em tons azuis, assinalam a descida do Senhor aos infernos para salvar e recuperar toda a humanidade.
Nas paredes laterais externas, cenas entalhadas nesse mármore (baixo relevo) com a síntese da fé batismal.

O Ambão, a pomba e o círio pascal

O Ambão corresponde à pedra do túmulo onde o próprio Senhor é o primeiro a testemunhar sua ressurreição, lugar da "Palavra Sopro" da Vida. Sobre o Ambão, uma pomba é a base do Círio Pascal.
Do Ambão jorra uma lâmina d'água que enche esse "poço-túmulo", e em seu frontispício gravado ao alto:"Tu és o meu filho, eu te gerei" Lc 3,22.

O Piso

Tem dois movimentos: o da água em movimento (ação do Espírito que dá vida nesse local) e sai da Fonte-Túmulo para fertilizar os quatro cantos da Terra e o Sol, os raios de luz.
Aqui o batizado torna-se o iluminado por Aquele que é a luz do mundo. Nota-se uma ligação com piso da Basílica e sua simbologia.

Os Arcos

Nove "arcos romanos" circundam o espaço.

Suas paredes em mármore e, ou granito possuem cores diferentes, painéis que simbolizam água em movimento.
Na parede do fundo, em marchetaria, uma grande cruz (em tom vermelho) com 5 pontos (as 5 Chagas). Dela sai o "rio da vida", a fonte nova que dá vida aos cristãos e ao mundo.

Corresponde à CRUZ da Redenção, símbolo máximo do Ministério Pascal. Numa das laterais as palavras Pai, Filho e Espírito Santo, a fórmula batismal por excelência.
No "Altar" foi gravado a palavra CHRISTUS, cristão ungido. É no Mistério do Cristo que nos tornamos Filhos Adotivos, Cristãos.

Sobre ele, 3 Ampolas em cristal e prata guardam os Santos Óleos para a unção do neófito.

A Porta

A porta de folha dupla, no Adro do Batistério, será executada em estrutura de ferro e revestimento em bronze patinado (2,30 m x 3,62 m). As inscrições serão realizadas com gravação em baixo relevo.

“PAX”

Paz é a palavra chave gravada no piso, à entrada. Trata-se da primeira saudação do Ressuscitado à comunidade dos discípulos e, assim, é uma,

saudação pascal. A vida cristã conduz à paz e harmonia consigo mesmo e com os outros.
 
A Cúpula

Toda em porcelana ouro corresponde à luz deifica, primeira manifestação do Espírito (Gn 1, 1-2); Deus está presente nesse local, pois o ouro é o material da divindade.

Fé e doação

Todas as obras da Casa da Mãe Aparecida (construção, acolhimento, social e evangelização) e sua manutenção são possíveis graças à generosidade da Campanha dos Devotos que, colaboram com a missão do Santuário, que é divulgar a mensagem Redentora do Evangelho para todo o mundo, tendo Nossa Senhora Aparecida como modelo e Mãe intercessora.