O Subcomitê do Episcopado americano dedicado a administrar os recursos arrecadados para o Haiti aprovaram o financiamento de dez novos projetos de ajuda patrocinados pelas paróquias, ordens religiosas e dioceses na ilha.

"Devido à natureza do sismo, pode-se dizer que toda a Igreja se viu afetada pela devastação", explicou o Arcebispo de Miami, Dom Thomas Wenski, presidente do denominado Grupo Assessor para o Haiti.

Os recursos serão destinados à arquidiocese de Porto Príncipe e as diocese de Jacmel, Les Cayes, Port-de-Paix e Anse-a-Veau et Miragoane.

A diocese de Jacmel receberá recursos para conseguir um caminhão que permita remover os escombros dos locais eclesiásticos. Além disso, proporcionar-se-ão recursos para um programa de formação de religiosos e seminaristas e programas de alfabetização de adultos na diocese de Port-de-Paix, a mais pobre do país.

"Durante nossas visitas do terremoto, não deixamos de garantir aos católicos nossa companhia em longo prazo", acrescentou o Cardeal Sean O'Malley, Arcebispo de Boston.