A cidade espanhola de Santiago de Compostela espera receber mais de 12 mil participantes na edição de 2010 da Peregrinação e Encontro Internacional Juvenil, que decorrem entre 5 e 8 de Agosto. O Programa inclui 30 catequeses, 17 representações teatrais, 15 ateliês, 14 missas e orações, nove conferências, sete exposições e seis concertos. O bispo do Porto, Dom Manuel Clemente, é um dos oradores das catequeses que se realizam na manhã dos dias 6 e 7 em igrejas e conventos da cidade, com uma intervenção intitulada “Virgem do Caminho”.

Segundo informou a agência Ecclesia do episcopado português as atividades previstas para o encontro, dedicado ao tema “Como o Apóstolo São Tiago, amigos do Senhor”, contam com a participação de três cardeais, 10 arcebispos e 16 bispos. O Santíssimo Sacramento vai estar exposto desde as 23h do dia 5 até às 18h00 do dia 7 em várias igrejas de Santiago.

O presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, Cardeal Stanisław Rylko, presidirá a uma vigília de oração no 7 de Agosto e, no dia seguinte, a missa de encerramento.