A Justiça Federal dos Estados Unidos bloqueou partes da nova lei de imigração do Arizona, horas antes de as regras entrarem em vigor, a partir desta quinta-feira. Por meio de liminar, a Juíza Susan Bolton invalidou os trechos considerados mais polêmicos da lei SB 1070, até que haja uma decisão final sobre sua constitucionalidade. Por sua parte bispos norte-americanos expressaram sua satisfação por este fato.

Segundo a informação divulgada pela Rádio Vaticano, entre as partes bloqueadas, está a que estabelece que policiais chequem os documentos de imigração de pessoas que sejam abordadas por outras infrações e pareçam suspeitas de estar ilegalmente no país. Bolton suspendeu ainda o trecho da lei que considera crime não portar documentos de imigração e a proibição de que trabalhadores sem documentos procurem emprego. Também foi bloqueada a parte que permite à polícia prender sem mandado pessoas suspeitas de terem cometido um crime pelo qual poderiam ser deportadas.

O presidente da Comissão Episcopal norte-americana sobre a migração, o bispo John C. Wester, de Salt Lake City aplaudiu a decisão de 28 de julho da juíza Susan Bolton de bloquear algumas das disposições mais controversas da lei SB 1070.  Dom Wester qualificou o status quo em matéria de imigração como "inaceitável" e pediu ao governo Federal que atue imediatamente na reforma da imigração.

"É a decisão certa", disse Dom Wester. O bispo também afirmou qualquer lei que proveja cobertura legal para descriminação segundo o perfil das pessoas “afeta todos os membros de nossas comunidades, incluindo os residentes legais e cidadãos. Esta é uma pendente escorregadia. O que precisamos agora é que o Congresso e Administração (Obama) vivam à altura de suas responsabilidades e resolvam esta questão, aprovando a reforma da imigração. "

O Arcebispo de Los Angeles, Cardeal Roger Mahony, elogiou a decisão da Juíza Bolton. Em comunicado, ele recordou que "sem a necessária ação do Congresso, as comunidades locais e os Estados continuarão a propor medidas paliativas que não resolvem todos os aspectos da necessária reforma da imigração".

Em uma declaração dada à agência Catholic News Agency, do grupo ACI, por Ron Johnson, diretor executivo da Conferência Católica do Arizona, ele afirma que os bispos deste estado  "elogiam a juíza Susan Bolton por bloquear algumas das disposições mais problemáticas da SB 1070", e espera “que a reação à sua decisão será manifestada apenas por meios pacíficos e legais ".
"Os bispos estão muito satisfeitos com a decisão hoje", disse Johnson à CNA por telefone na quarta-feira.