O Bispo de Santiago del Estuário, Dom Francisco Polti, consolou os milhares de argentinos decepcionados pela aprovação da lei sobre o "matrimônio" homossexual no país e recordou que há motivos de esperança porque a causa do homem não está perdida.

"Apesar das leis como aquela votada na semana passada, a causa do homem não só não está perdida, mas também se encontra em clara vantagem. As grandes idéias, que são faróis do mundo moderno, não serão apagadas, sempre haverá vozes que farão ressoar, como pudemos ver em nossas praças, que defenderão a dignidade da pessoa humana", indicou.

Ao celebrar uma Missa em honra ao Apóstolo São Tiago, padroeiro da diocese e da província civil de Santiago del Estuário, o Bispo pediu aos argentinos procurar a esperança, porque "a atividade do homem está mais condicionada pela espera do futuro, que pela posse do presente".

"Pode-se apalpar entre nós aquelas palavras que tantas vezes repetimos na oração pela Pátria: ‘sentimo-nos feridos e curvados’ ante as situações difíceis que atravessa nossa nação. Ao mesmo tempo podemos advertir uma necessidade dolorosa e, em certo sentido, profética de esperança, como pausa para viver", indicou.

"São Tiago Apóstolo assumiu com todas suas conseqüências e com grande entusiasmo o seguimento de Cristo pelos caminhos que Ele assinalou. Ele pôs todas suas forças e sua disponibilidade para dar testemunho de Jesus Ressuscitado com valentia, se fosse necessário até o sacrifício supremo da vida. Esse Jesus Cristo que São Tiago anunciou não é sonho, não é utopia, não é mito; é realismo evangélico".

"E sobre este realismo evangélico, nós, seus discípulos-missionários, fundamos nossa concepção da vida, da história, da mesma civilização terrena, que nossa esperança transcende, mas ao mesmo tempo estimula em suas intrépidas e confiantes conquistas", afirmou.