Na edição desta semana do programa televisivo Discípulos e Missionários Dom Odilo comentou quatro dos 10 pontos que integram as orientações dos bispos do Regional Leste 1 da CNBB (Estado de São Paulo) para as eleições deste ano. O documento é intitulado Votar Bem, que segundo o Cardeal Scherer se trata de uma "série de orientações que podem ser úteis para todos. São critérios, pois a pretensão não é a de indicar candidatos, mas referências para cada eleitor votar bem".
"O poder político é serviço para o próximo", recordou o Arcebispo.

Segundo a informação divulgada pelo portal Canção Nova Notícias, o cardeal se referiu ao primeiro ponto do documento destacando que o poder político emana do povo: "Através do voto, nós delegamos o poder a quem deve governar e fazer as leis. Por isso, a primeira recomendação é: vote, participe, não se exclua desse processo. Faça bom uso do deu poder, escolhendo bem, com critério. Não deixe de exercer seu poder para o bem da sociedade", explicou o arcebispo da capital paulista.

O segundo ponto destacado é que o exercício do poder é um serviço ao povo, à sociedade. "O poder político é serviço para o próximo. É preciso estar atento para causas que os candidatos querem servir", destacou Dom Odilo.

Seguidamente o Cardeal assinalou que governar é promover o bem comum. "Isso significa que não é o bem de apenas uns poucos, mas de todos - promover as grandes questões: justiça social, paz, respeito pelos direitos humanos, sobretudo à vida. Quantos candidatos defendem, por exemplo, o aborto, bem como outras questões que se chocam contra princípios fundamentais do respeito à vida, à pessoa?", alerta o purpurado nas declarações reunidas pelo portal de notícias da Canção Nova.

Falando sobre o quarto ponto o Cardeal Scherer destaca que o bom governante governa para todos. "Está atento ao bem de todos, especialmente das camadas mais necessitadas, frágeis, não somente ao de um grupo. São necessárias políticas que possam ajudar a atender as necessidades da população", concluiu.
Dom Odilo seguirá o comentário às orientações dos bispos do Estado de São Paulo nas próximas coesões do programa Discípulos e Missionários.