O Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carreira, refletiu com paroquianos mexicanos sobre a importância de rezar e explicou linha por linha o Pai Nosso.

Desde a Catedral Metropolitana, o Cardeal assinalou que "a confiança singela e fiel, e a segurança humilde e alegre, são as disposições próprias de quem reza o Pai Nosso’. Orar a Deus nosso Pai deve fazer crescer em nós a consciência de que somos filhos de Deus, deve fazer crescer em nós o desejo de parecer-nos mais ao nosso Pai, deve fortalecer em nós o sentido de fraternidade".

Também explicou que cada um pode dirigir ao céu diversas orações, segundo suas necessidades, mas sem esquecer os conteúdos da oração que Jesus nos ensinou.

O Cardeal assinalou que a frase "Pai Nosso" contém a imagem do Pai que tanto amou o mundo e deu o seu único filho e "quando à invocação de Pai, acrescentamos "nosso", estamos saindo de nosso individualismo, estamos reconhecendo em todo homem a mesma dignidade de que nos glorificamos, de sermos filhos de Deus", referiu.

O Arcebispo acrescentou que a expressão "Que está no céu" evoca a "a morada do nosso Pai, o céu, é nossa pátria, nosso destino, porque o Filho desceu do céu para nos fazer subir com Ele, por meio de sua cruz e sua ressurreição".

Assinalou que quando dizemos "Santificado seja o vosso nome" pedimos a Deus "que sua santidade se manifeste nos homens, que vença o pecado do mundo, que sua luz dissipe as trevas do mal e seu esplendor apareça com maior claridade para que todos os homens o reconheçam".

Sobre a prece "Venha a nós o vosso Reino", o Cardeal Rivera recordou que "o Reino de Deus é Justiça e paz e gozo no Espírito Santo "e que os cristãos estão comprometidos a trabalhar intensamente para que os valores do Reino de Deus sejam vividos no mundo.

Ao refletir sobre o "Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu" o Cardeal disse que "nós somos radicalmente impotentes para cumprir a vontade do Pai, por isso devemos pedir ao nosso Pai que una nossa vontade à de seu Filho para poder cumprir seus intuitos. Unidos a Jesus e com o poder de seu Espírito poderemos fazer a vontade do Pai".

Ao chegar à parte onde Jesus diz "dai-nos hoje o nosso pão de cada dia", o Arcebispo Primaz do México, denunciou o drama da fome no mundo e chamou os cristãos a uma responsabilidade efetiva para seus irmãos.

O prelado recordou que ao dizer "perdoai-nos as nossas ofensas como também nós perdoamos aos que nos ofendem", o cristão deve recordar que a misericórdia não pode penetrar em nosso coração até que tenhamos perdoado os que nos ofenderam e que ao negar-se a perdoar os nossos irmãos e irmãs, o coração se fecha, sua dureza o faz impermeável ao amor misericordioso do Pai.

Sobre a petição de "não nos deixeis cair em tentação", o arcebispo assinalou que a vitória sobre a tentação só é possível mediante a oração e da última petição "Mas livrai-nos do mal", explicou que designa a uma pessoa: "Satanás, o Maligno, o anjo que se opõe a Deus" por quem o pecado e a morte entraram em mundo e asseverou que só poderemos assegurar a vitória sobre ele "se nos unirmos em Jesus Cristo" porque Ele venceu definitivamente o Inimigo com sua morte e ressurreição.