O Seminário Maior de Compostela (Espanha) foi a sede do II Encontro de bispos espanhóis e franceses do Caminho de Santiago realizado para "aprofundar o significado e atualidade desta peregrinação".

Conforme assinala a Rádio Vaticano, o encontro foi realizado por convite do Arcebispo de Compostela, Dom Julián Barrio, e com motivo do Ano Santo Compostelano. Este evento procura "dinamizar a dimensão espiritual destas vias de peregrinação, que aprofundam suas raízes na história mesma da Europa e são objeto de uma progressiva freqüência".

"A pastoral aspira a conjugar as relações entre Fé e Cultura, particularmente apropriadas em uns caminhos que são, ao mesmo tempo, via de peregrinação e via de civilização", acrescentaram.

"Essa conjugação –continua- deve ser produzida, por uma parte, mediante a prática da oração e dos sacramentos que suporta toda peregrinação, assim como o exercício dos valores universais que estes caminhos veiculam desde suas próprios origens; e, por outra parte, a admiração da beleza, a consciência de continuar uma tradição milenária e a aproximação à Natureza".

Entre os temas que foram conversados se encontram: o sentido da peregrinação, a preparação espiritual, a assistência espiritual, os temas de meditação com o passar do Caminho de Santiago, a atenção aos não peregrinos, a inteligibilidade dos sinais e da sinalização, entre outros.