Os Presidentes das Conferências Episcopais da América Latina e o Caribe expressaram sua solidariedade a Dom Louis Kébreau, Presidente do Episcopado haitiano, e chamaram a continuar as ajudas a este povo golpeado pelo terremoto de 12 de janeiro.

"Não podemos esquecer-nos deste país irmão, a quem uma vez mais manifestamos nossa proximidade e solidariedade. Temos que olhar com eles para diante", expressou um comunicado do CELAM, cuja Presidência convocou a reunião dos bispos a pedido da Igreja no Haiti.

Nesse sentido, informou-se que o CELAM será o interlocutor privilegiado para os diferentes episcopados, a fim de continuar com uma segunda etapa a favor dos danificados, seguindo as propostas expostas por Dom Kébreau.

O texto indicou que as propostas pedem "transmitir a informação oportuna e atualizada para continuar a promoção de ajuda humanitária", facilitar oportunidades para a formação de sacerdotes, seminaristas e leigos; assim como "priorizar algumas intervenções mais urgentes e prever os recursos necessários para a construção dos seminários, templos, centros de saúde e centros de formação para leigos que os capacite para a liderança no compromisso social dos católicos".

"Reconhecemos que a Igreja que peregrina no Haiti nos anima a caminhar com esperança para descobrir neste acontecimento dramático e desafiante o plano de Deus, e crescer como Igreja missionária em comunhão”, indicou o comunicado do CELAM.