Vítima de um problema renal, o Bispo Auxiliar de Bagdá, Dom Andreas Abouna, faleceu esta terça-feira em um hospital na localidade de Erbil, na zona norte de Iraque. Este Prelado serve a Igreja local em meio da guerra, a opressão e as inumeráveis dificuldades que enfrenta a minoria cristã em uma nação de maioria muçulmana.

A organização internacional católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) informa que o Patriarca Caldeu Emmanuel III Delly será quem presida o funeral do Bispo na Catedral de São José em Ankawa, perto de Erbil.

O Arcebispo de Erbil, Dom Bashar Warda, comentou ao conhecer a notícia que Dom Abouna foi um pastor que "sempre sorria, inclusive nas situações difíceis. Foi um amigo muito próximo não só para mim mas também para muitos outros"

Por outro lado, o Arcebispo de Kirkuk, Dom Louis Sako, disse que "o Bispo Abouna foi um homem bom e humilde, de mente aberta. Realmente se encarregou de ensinar a cada um de seus sacerdotes e sempre trabalhou pela unidade da Igreja. Espero que possa rezar por nós desde o céu".

A encarregada de projetos da fundação AIS (Ajuda à Igreja que Sofre) para o Iraque, Marie-Ange Siebrecht, disse sobre o Bispo que "tive o prazer de me encontrar com Dom Abouna muitas vezes em minhas visitas ao norte do país. Era uma pessoa muito espiritual e se preocupava muito pelos sacerdotes e seminaristas que tinha sob seu cuidado. Especialmente em Bagdá teve um importante papel entre os sacerdotes para mostrar-lhes que existe um futuro para seu país".

Sua vida

Andreas Abouna nasceu dia 23 de março de 1943 na localidade de Bedar, nos subúrbios da cidade iraquiana de Zakho. Aos 14 anos ingressou no Seminário St. Peter, então na cidade de Mosul. Foi ordenado sacerdote na Igreja Católica de rito caldeu em 5 de junho de 1966, à idade de 23 anos. Foi pároco na diocese de Basra no sul do Iraque desde 1967 e quatro anos depois foi designado pároco da St Joseph the Worker’s Church, em Bagdá, onde serviu durante 20 anos.

Dois anos depois se transladou a Ealing, no leste de Londres, onde esteve à frente da missão caldéia e síria católica na Inglaterra, onde serviu durante 11 anos. Em novembro de 2002 foi designado Bispo Auxiliar de Bagdá e voltou para seu país natal logo depois de receber a ordenação episcopal conferida pelo Papa João Paulo II em 6 de janeiro de 2003 em Roma.

Em meio da crise que vivia o país, os cristãos eram –e ainda são– o alvo preferido dos extremistas islâmicos. Diante desta situação Dom Abouna se converteu em um dos principais apoios da comunidade católica.