O Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio María Rouco Varela, assegurou àqueles que "ainda duvidam", que não ele não tem "nenhuma dúvida" de que os restos do Apóstolo Santiago repousam na Catedral de Compostela "na arca de prata que se encontra sob o altar maior".

Assim o manifestou o Cardeal em uma Missa que presidiu ontem, acompanhado pelo Bispo de Lugo, Dom Alfonso Carrasco Rouco, ante um grupo de dois mil jovens madrilenhos que peregrinam a Santiago de Compostela.

O Cardeal Rouco, que foi Bispo Auxiliar e Arcebispo de Santiago de Compostela fez especial insistência na autenticidade dos restos do apóstolo ao advertir de que há numerosos argumentos, inclusive de história científica, que confirmam "a verdade da tradição".

Segundo assinala a agência EFE, o Arcebispo explicou aos peregrinos de Madrid, de idades compreendidas entre os 15 e 30 anos, que uma peregrinação não é fácil, mas encerra "um grande sentido", já que se chega ao lugar "no qual se guarda a memória de um Apóstolo. Mais ainda, as relíquias de um Apóstolo".

Depois de referir-se ao Apóstolo São Tiago como "o primeiro evangelizador da Espanha", comentou aos peregrinos que eles chegarão a Compostela "fisicamente cansados, psicologicamente contentes e espiritualmente novos".

Sob o lema "Firmes na fé, peregrinos ao encontro do Senhor", os milhares de jovens madrilenhos têm previsto chegar a Santiago nos dias 5 e 6 de agosto e ali participarão dos atos programados com motivo da Peregrinação e Encontro de Jovens (PEJ) 2010.