Pela 11ª vez consecutiva, sempre no dia da Festa Litúrgica de S. Joaquim de Santa Ana, pais de Maria e avós e Jesus, o Santuário de Fátima tomou a iniciativa de convidar avós e netos para um momento de oração e convívio, que pretende ser de louvor a Deus e de homenagem aos avós.

Após o acolhimento, na tarde de ontem, na Casa de Nossa Senhora das Dores, e de a recitação do Rosário, à noite, ter tido como intenção especial a oração pelos avós e pelos netos, o grande momento da peregrinação teve lugar esta manhã com a celebração da eucaristia, na Igreja da Santíssima Trindade.

Centenas de avós, alguns acompanhados pelos netos, outros trazidos pelos seus filhos ou mesmo pelos seus netos, participaram na missa especialmente dedicada a eles.

No início, o Reitor do Santuário, Padre Virgílio Antunes, que presidiu à celebração, destacou a importância desta festa litúrgica que a Igreja celebra a 26 de Julho: “Recordamos o carinho, a dedicação com que Deus cuida de nós através de outras pessoas, neste caso em particular através dos avós”.

Durante a homilia, ao reiterar que a família é a “célula base da sociedade”, o Padre Virgílio Antunes sublinhou que a Igreja valoriza a Família por ser “o lugar onde se faz a educação da fé” e onde os mais novos são também primeiramente “educados para os valores”.

Reconhecendo que na atualidade é mais difícil o papel dos avós, o sacerdote destaca na ação destes a formação dos netos para “o acolhimento, a proximidade, o amor, a transmissão de valores, a ajuda mútua aos mais frágeis e necessitados”.

No final da missa, os avós consagram-se a Nossa Senhora confiando-lhe os seus filhos e os seus netos.

A uma só voz, a que se juntaram outras, os avós rezaram a oração distribuída no início da celebração, oferecida pelo Santuário a todos os participantes como lembrança deste Dia dos Avós: “Ó Mãe da Esperança, trazemos no coração os nossos filhos e netos. Desejamos para eles a vida, a paz, a alegria, a felicidade”.

“Queremos continuar a propor a fé, com audácia e sem respeitos humanos. Queremos ser força de elevação para o Alto, para Deus. Queremos ser elo a unir a todos no seio das nossas famílias! Queremos ser memória viva para que todos os nossos filhos e netos descubram as suas raízes e as acarinhem”, rezaram os participantes.