O portal da Mãe Aparecida A12.com informou que o Museu Nossa Senhora Aparecida é um dos mais visitados do Brasil, com cerca de 300 mil visitas anualmente.
 
Aos domingos, o espaço é roteiro garantido dos devotos de Nossa Senhora Aparecida que visitam o Santuário. Em um domingo, quando o Santuário estima receber 100 mil pessoas, cerca de 2.500 pessoas passam pelo local, em busca de informações que contam a história da devoção à Padroeira do Brasil.
 
Para conhecer o Museu, o visitante adquire um ingresso no valor de R$ 3 por pessoa, sendo que crianças menores de 10 anos e idosos acima de 60 anos não pagam.
A compra do ingresso dá direito também à visita ao Mirante, localizado no 18º andar da Torre, e que oferece vista panorâmica das imediações vizinhas.
 
Um pouco de história

A história do Museu Nossa Senhora Aparecida tem pouco mais de 50 anos.
Foi inaugurado em 8 de setembro de 1956, com bênção do Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, primeiro Arcebispo de Aparecida.
Toda a sua coleção foi reunida pela professora Conceição Borges Ribeiro a partir de coleta de objetos pela região, com destaque para as peças indígenas.

O primeiro local de funcionamento foi o prédio das Oficinas Gráficas de Arte Sacra de Aparecida. Mais tarde, o museu foi transferido para a Galeria do Hotel Recreio, onde permaneceu até a mudança definitiva para a Torre do Santuário, onde foi inaugurado em 12 de outubro de 1967, passando a ocupar o 2º andar.
 
O Museu está aberto para visitas nos seguintes dias e horários:
Segunda: 9h às 16h30
Quarta: 8h às 15h30
Terça, quinta e sexta: 8h ás 16h30
Sábados, domingos e feriados das 7h às 15h30.

Para fazer uma visita virtual ao Museu do Santuário, visite:
http://www.a12.com/santuario/enciclopedia/museu_apresentacao.asp