No primeiro dia do Fórum Social Mundial, foi realizado na Igreja da Pompéia um encontro preparatório no qual esteviveram presentes  organizações e organismos católicos, com celebração litúrgica, conforme indica a Cáritas Brasileira. Nesse evento, as organizações intercambiaram informações e confirmaram a participação de entidades da Igreja Católica ao processo do FSM.

O Fórum, que começou nesta quarta-feira, dia 26, em Porto Alegre (RS) conta com mais de 78 mil inscritos para o evento, que promoverá uma maratona de 2 mil debates e 400 atividades culturais.

Ao longo da iniciativa, a Cáritas Europa irá oferecer seminários sobre três temas principais: a Reconciliação, a luta contra a pobreza e o tráfico de seres humanos. Em relação a este último ponto, a Cáritas espera que cada participante leve, “na sua mente e no seu coração”, as mais de 50 mil mulheres e crianças que são traficados, cada ano, em todo o mundo.

A rede Cáritas internacional contará com 400 participantes durante o enocntro. Destes, 267 são de delegações de países da América Latina e Caribe, incluindo o Brasil. As Cáritas da França, Itália, Espanha, Canadá, Estados Unidos, Índia, Sri Lanka, Nepal, Paquistão, entre outros, também enviaram representantes.

A Cáritas também estará presente em eventos no FSM relacionados a Economia Solidária, Rede Brasil de Orçamento, Jubileu Sul e 4ª Semana Social Brasileira.