O Bispo de Puerto Iguazú (Argentina), Dom Marcelo Raúl Martorell, com ocasião do Evangelho deste domingo 25 de julho no qual o Senhor ensina os discípulos a orar, afirmou que o Pai Nosso "é o diálogo mais profundo e completo que pode dar-se entre Deus e o homem".

Depois de recordar a oração de intercessão de Abraão pelos habitantes da Sodoma e Gomorra da primeira Leitura, na que o Patriarca se dirige a Deus como "Senhor", o Prelado assinalou que "Jesus, ao invés, nos ensina que Deus é nosso ‘Pai’. Esta é a diferença entre o Antigo e Novo Testamento".

"A oração aqui é filial, já não do servidor, mas sim do filho que abre o coração ao seu Pai, expondo-lhe suas necessidades em forma singela e espontânea", acrescentou.

Do mesmo modo, Dom Martorell sublinhou a parábola do amigo inoportuno do Evangelho do domingo, com a que Jesus "nos ensina a rezar com perseverança e insistência –como o fez Abraão- sem medo a ser indiscretos frente a Deus que é Pai Nosso e Amigo: ‘peçam, procurem, chamem’. Deus não tem horários perante a oração de um humilde filho que pede ajuda".

"Frente a nossas súplicas temos que saber ler onde e de que forma está respondendo Deus, quiçá será de um modo oculto e diferente ao que esperamos. Temos que saber descobrir -na mesma oração- a resposta oculta de Deus", acrescentou.

"Não deve faltar-nos a graça de ser fiéis a Deus cada dia. Esta graça está assegurada àquele que ora sem cansar-se", acrescentou.

Finalmente, o Bispo de Puerto Iguazú destacou que "os cristãos devem ter a certeza de que quem pede recebe sempre, Deus nunca deixa de dar aos seus filhos aquilo que necessitam".