O Papa Bento XVI se encontrará no próximo 4 de agosto com milhares de coroinhas que viajarão a Roma com motivo da décima peregrinação européia promovida pelo "Coetus internationalis ministrantium" (CIM), cujo tema este ano é: "Beber da verdadeira fonte".

Na tarde da terça-feira 3 de agosto, na Praça de São Pedro, coroinhas de doze nações da Europa –entre eles 44 mil da Alemanha, 8 mil da Hungria, França, Romênia e Suíça–, assistirão a um ato musical com entrevistas e convidados, que culminará com a reza das Vésperas e umas palavras do Santo Padre. Ao final, cada participante será convidado a intercambiar o lenço de seu país com o de seus pares de outros lugares.

Na quarta-feira 4 de agosto, as coroinhas assistirão à Audiência Geral com o Papa. Depois de dar as boas-vindas aos grupos das nações presentes, o presidente do CIM e Bispo Auxiliar de Basiléia (Suíça), Dom Martin Gächter, cumprimentará o Santo Padre e entregará a ele o lenço branco da peregrinação.

Depois das palavras de Bento XVI e sua bênção, estão previstos cantos acompanhados por músicos do Hamburgo em homenagem ao Pontífice.