O presidente Aníbal Cavaco Silva da República Portuguesa condecorou esta segunda-feira com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, o Arcebispo Emérito de Luanda, o Cardeal Alexandre do Nascimento.
A cerimônia de decorreu na Residência da Embaixada de Portugal na capital angolana, no âmbito da visita de Estado Cavaco Silva a Angola.

Segundo a informação divulgada pela agência Ecclesia, a distinção teve em conta o papel do Cardeal Alexandre do Nascimento na reconciliação nacional e no apoio aos mais desfavorecidos.

Cavaco Silva recordou a contribuição deste "amigo de Portugal" no processo de paz angolano e as inúmeras conversas que teve com D. Alexandre do Nascimento "sobre o sofrimento e a destruição que reinavam em Angola nos tempos da guerra civil", assinalam fontes de Ecclesia.

"Pude testemunhar o empenho de D. Alexandre do Nascimento na procura da paz. O seu nome ficará inscrito nas páginas nobres da história de Angola", afirmou o presidente português.

O Cardeal angolano nasceu em 1 de Março de 1925 e foi ordenado sacerdote em 1952. Logo depois, tornou-se professor de Teologia Dogmática no Seminário Maior de Luanda. Quando começou a guerra civil angolana, em 1961, exilou-se em Lisboa, de onde voltaria dez anos depois.
Foi ordenado bispo em 31 de Agosto de 1975, na Diocese de Malanje. Em 1977 foi nomeado Arcebispo de Lubango e feito cardeal em 2 de Fevereiro de 1983 pelo Papa João Paulo II. Foi arcebispo de Luanda de 16 de Fevereiro de 1986 a 23 de janeiro de 2001. Atualmente é arcebispo-emérito da mesma arquidiocese.