O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, pediu aos Estados Unidos que contribua na luta contra o narcotráfico combatendo a venda de armas, que são adquiridas neste país com muita facilidade.

O Cardeal assistiu à reunião do Conselho de Administração da Fundação Populorum Progressio, onde assinalou que nos Estados Unidos "vendem-se armas sem nenhuma dificuldade. Qualquer um vai e compra uma arma, inclusive, de alto poder".

O Cardeal relatou que no México os grupos criminais, como os cartéis do narcotráfico, "têm armas tão boas e melhores que as do Exército e todas são vendidas nos Estados Unidos".

"O narcotráfico é um problema internacional que nenhum Governo pode solucionar se a comunidade internacional não se coloca de acordo, de maneira especial os Estados Unidos, que é o grande mercado (das drogas)", afirmou.

Por outro lado, informou-se que durante estes dias o Conselho de Administração da Fundação Populorum Progressio analisa os 200 projetos que serão financiados este ano a fim de beneficiar a comunidades rurais e indígenas da América Latina e o Caribe. Os recursos serão recolhidos de coletas feitas em todo mundo.