Quatro tapeçarias elaboradas para adornar a Capela Sistina, exibidas regularmente nos Museus Vaticanos em Roma viajarão a Londres, Inglaterra, para fazer parte junto aos esboços do artista italiano, Rafael Sanzio, da exposição "Raffael: desenhos e tapeçarias da Capela Sistina", que será realizada de 8 de setembro a 17 de outubro, com ocasião da visita do Papa Bento XVI ao país.

Conforme assinala o site Romereports.com, "o Vitória e Albert Museum de Londres receberá estas tapeçarias que pela primeira vez na história serão expostas junto aos seus sete esboços, já conservados no museu".

Antonio Paolucci, Diretor de Museus Vaticanos, assinalou que "a visita do Papa ao Reino Unido é muito importante e por isso era necessário algo digno desta extraordinária ocasião. Por isso depois de 500 anos estas tapeçarias vão a Londres".

"As tapeçarias representam cenas dos Evangelhos e dos Atos dos apóstolos. Entre as que viajarão a Londres se encontra 'A pesca milagrosa', 'Encargo de Cristo a São Pedro,' e 'São Paulo na prisão'", acrescenta.

Do mesmo modo, Arnold Nesselrath, Historiador da Arte, explicou que "Rafael desenhou pensando no lugar no que ficariam as tapeçarias, mas não era o produto final,mas o intermédio. De fato, nunca voltaram para Roma, por isso em Londres teremos a oportunidade de vê-los juntos, algo que Rafael não pôde fazer".

As tapeçarias exibidas normalmente nos Museus Vaticanos, embora não na Capela Sistina, foram encarregadas pelo Papa Leão X e tecidas na manufatura de Pieter van Aelst, em Bruxelas, a partir de 1517. Estas tapeçarias deviam estar à altura dos frescos da Capela Sistina pintados por Michelangelo.