O Papa Bento XVI se converteu no sétimo Pontífice mais ancião desde 1400, conforme revela um perito dos Estados Unidos. Entretanto, em palavras do mesmo Santo Padre, a idade não é tão importante como a sabedoria.

Anura Guruge é um expert de sistemas da IBM interessado na história papal. Na segunda-feira apresentou em sua página web www.popes-and-papacy.com (em inglês) uma relação dos Papas mais anciãos, no dia em que Bento XVI se converteu no sétimo da lista, depois do recordado João Paulo II quem faleceu aos 84 anos.

Guruge explica que não incluiu todos os Pontífices em sua lista, mas apenas aqueles posteriores a 1400 pois os dados prévios "podem ser não confiáveis ou não estão disponíveis e pelo mesmo podem ser considerados impráticos para uma análise significativa".

Segundo esta lista, se o Papa Bento XVI vivesse até o ano 2015 poderia superar a Clemente XII quem atualmente ocupa o segundo lugar por haver falecido aos 87 anos. No primeiro lugar da lista está o autor da encíclica Rerum Novarum, Leão XIII, quem morreu em 1903 à idade de 93 anos.

O mencionado site assinala também que o Cardeal Joseph Ratzinger foi o quinto Papa mais ancião no momento de sua eleição com 78 anos que acabava de cumprir ao ser eleito no conclave de abril de 2005.

O artigo de Guruge foi apresentado ontem pela Rádio Vaticano e comenta que a estatística assinala "um nível mais profundo de reflexão, se o olhamos desde outra perspectiva. Sugira uma característica espiritual própria do ministério petrino" ligada ao valor da longevidade, que o mesmo Papa Bento XVI ressaltou em uma homilia ante cardeais e bispos em novembro de 2008.

Naquela ocasião o Santo Padre assinalou que "É certo, a honorável idade avançada não é só questão de ancianidade, e sim a sabedoria e uma existência pura, sem malícia… O mundo considera que quem vive uma longa vida é afortunado, mas Deus, mais que a idade, olha a retidão do coração. O mundo dá crédito aos ‘sábios’, aos ‘instruídos’, enquanto que Deus prefere os ‘pequenos’".

"Deus é a verdadeira sabedoria que não está necessariamente na idade. Ele é a riqueza genuína que não passa, Ele é a felicidade a que o coração de todo homem aspira profundamente", disse.