Em representação do Papa Bento XVI, o Presidente da Fundação Populorum Progressio e do Pontifício Conselho Cor Unum, Cardeal Paul Joseph Cordes, visita hoje o Haiti e entrega a doação do Santo Padre para a reconstrução de uma escola assim como uma contribuição para a Cáritas deste país.

Esta vista, assinala Rádio Vaticano, emoldura-se na reunião anual do Conselho de Administração da Fundação Populorum Progressio –que começou na terça-feira passada e termina amanhã, na cidade do Santo Domingo (República Dominicana) – com o fim de deliberar o financiamento dos projetos em favor das comunidades indígenas, mestiças, afro americanas e camponesas da América Latina e o Caribe.

A delegação visita os campos de refugiados administrados pela Igreja Católica e celebrará uma Eucaristia, junto à igreja local, em um deles. Esta a tarde, na sede da Nunciatura Apostólica, celebra-se uma reunião com os representantes das organizações humanitárias presentes no Haiti, realizando uma visita à sede da Cáritas nacional.

O Vice-presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Dom Octavio Ruiz Arenas, destaca a importante missão da Fundação Populorum Progressio, fundada por João Paulo II, com o desejo –como escreveu o mesmo Pontífice– de que "seja sinal e testemunho do desejo cristão de fraternidade e de solidariedade autêntica" e de "colaborar com todos os que, conscientes da dolorosa situação dos Povos latino-americanos, desejam contribuir para o seu desenvolvimento integral, fazendo que a doutrina social da Igreja encontre uma aplicação justa e oportuna".