Outros três dissidentes soltos pelo Governo cubano chegaram ao aeroporto de Barajas em Madrid acompanhados por alguns de seus familiares, confirmaram fontes diplomáticas à Europa Press.

Trata-se de Manuel Ubals González, condenado a 20 anos e ativista do Clube de Presos e ex-detentos políticos da província de Guantánamo; Ricardo Enrique Silva Gual (10 anos), médico e membro do Movimento Cristão Liberação e Alfredo Manuel Pullido López (14 anos), também médico e membro do mencionado movimento que lidera Oswaldo Payá.

Com eles sobe a 15 o número de ex-detentos políticos que pisaram território espanhol desde o anúncio do regime castrista de tirar do cárcere 52 intelectuais, jornalistas e opositores detidos na onda de repressão de 2003.

Nesta sexta-feira está prevista a chegada de outros cinco presos libertos. Seriam Blas Giraldo Reyes Rodríguez, condenado a 25 anos e diretor da biblioteca independente '20 de maio'; Jorge Luis González Tanquero (20 anos), membro do movimento independentista Carlos Manuel de Céspedes; José Ubaldo Izquierdo Hernández (16 anos), jornalista independente e Antonio Ramón Díaz Sánchez (20 anos), membro do Movimento Cristão Liberação, como Jesús Mustafá Felipe (25 anos).

Assim como o resto de seus companheiros que foram chegando aos nosso país, eles serão alojados provisoriamente em uma hospedaria da capital até que as ONGs que se ocuparão de atendê-los (Cruz Vermelha, CEAR e a Accem) os transladem a um dos seus centros de acolhida espalhados pela geografia espanhola.