Após suas intenções de tomar o canal opositor Globovisión e revisar o convênio com o Vaticano, o Presidente Hugo Chávez acrescentou agora sua pretensão de expropriar o canal Vale TV, concedido à Arquidiocese de Caracas em 1998 para "pô-lo à ordem do povo, das comunas".

Chávez deu uma ordem ao ministro do interior, Tareck El Aissami, para que revise a concessão à Vale TV (Valores Educativos Televisão) que o Presidente Rafael Caldera cedeu ao Arcebispado. Este canal sucedeu a Televisora Nacional canal 5, o primeiro canal público de televisão da Venezuela fundado em 1952.

"Disse que revisemos isso para recuperar esse canal e pô-lo à ordem do povo, das comunas", expressou o mandatário venezuelano. "Eu disse que é preciso recuperar esse canal para pô-lo ao serviço do povo e não do Cardeal (Jorge Urosa Savino)", acrescentou em um recente discurso breve.

Vale TV, canal sem fins de lucro dedicado à cultura, emitiu um comunicado no qual assinalou que "não se trata somente de produzir e difundir conteúdos, mas sim de fazê-lo sob um esquema que garanta independência editorial, pluralidade, excelência estética, audiências, autogestão e continuidade financeira".

Indicou que "em sua tela têm capacidade todas as expressões do saber e fazer humanos, em função da busca do conhecimento e a articulação das cidadanias que conformam o mosaico social".

Segundo cifras internas, 86,13 por cento da sua audiência se concentra nos setores socioeconômicos D e E; 81,12 por cento têm mais de 25 anos de idade e o resto oscila entre os 4 e 18 anos.